terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Sobre formatos (extensões) de arquivo fotográfico digital

Existem vários formatos de arquivo fotográfico digital, cada um possui uma finalidade específica. É importante saber qual formato utilizar na hora da captação, edição, envio e armazenamento de arquivos de imagem, para que se alcance sempre o resultado desejado.

A seguir descrevo os principais formatos de arquivo fotográfico digital para que você possa escolher o que melhor se adéqua a cada situação;

Jpeg - Joint Photographic Experts Group (Grupo de Especialistas em Fotografia). É o formato mais utilizado em arquivos de imagem, trata-se de um método de compressão da imagem, onde a intensidade da compressão pode ser definida pelo usuário. É importante observar que quanto menor for o arquivo gerado em JPEG mas achatada é a imagem em relação à sua profundidade de cor. O que acontece nesta compressão é que os pixels de cores aproximadas são convertidos em uma só cor, reduzindo desta forma a quantidade de informação de cor e portanto reduzindo o tamanho do arquivo em bits.

 Tiff - Tagged Image File Format (formato de arquivo de imagem marcada). Originalmente criado pela Aldus Corporation foi adotado pelos usuários como um formato de arquivo genérico para ser lido em qualquer plataforma (hardware). O formato TIFF armazena cores de até 24 bits e é muito utilizado para arquivos de publicação impressa pois utiliza o método lossless de compressão algorítmica (LZW) em que não há perda de dados.

 Raw – do inglês; cru (Arquivo bruto). Conhecido como o negativo da fotografia digital o formato raw é o mais utilizado por fotógrafos profissionais. A vantagem deste formato está em gerar um arquivo bruto sem que seja processado (comprimido) pela câmera. Como citado anteriormente as extensões JPEG e TIFF processam e comprimem o arquivo após a captura da imagem. O arquivo raw apresenta esta imagem em seu estado bruto oferecendo com isso controles mais precisos no ajuste da imagem antes que esta seja comprimida em formato JPEG ou TIFF por exemplo.

BMP – Bitmap (Mapa de Bits). Desenvolvido pela Microsoft este formato de arquivo armazena as informações da imagem para serem exibidas em qualquer software de exibição. Também podem ser comprimidos pelo método losless RLE que comporta 256 cores. Podem ser gerados a partir de softwares de edição vetorial (ex: Corel Draw e Ilustrator).

EPS - Encapsulated PostScript (Pós-escrito encapsulado). São arquivos bipartidos que possuem informações para impressoras postscript além das informações de cor da imagem em bitmap. Quando geradas a partir de uma imagem vetorial podem ser redimensionadas em softwares de edição, e normalmente não podem ser alteradas (com exceção do programa Adobe Ilustrator). Por isso se utiliza o formato eps quando da finalização da edição da imagem, em que esta será encaminhada para impressão sem sofrer alterações quando for interpretada por uma impressora postscript. Costuma-se dizer que o arquivo eps é um arquivo fechado para impressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário