quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Modos de Cor na fotografia digital: RGB e CMYK

Informações básicas para entender como se processam as cores na fotografia digital. Breve descrição dos elementos fundamentais que formam as cores e as imagens. Entenda os mecanismos que a fotografia usa para capturar, exibir e imprimir imagens.

Numa câmera fotográfica digital a imagem é capturada por céluas fotoelétricas presentes no CCD (Charge-coupled device – Dispositivo de carga acoplada), que funciona como a película sensível à luz, o filme na câmera fotográfica analógica. Estas células possuem dispositivos fotossensíveis que transformam em informação numérica a quantidade de luz recebida. Uma câmera de 24 bits possui 8 bits de informação para cada canal de cor por Pixel, sendo que Pixel (Picture element – elemento pictórico) é o menor elemento formador da imagem, são os pontos que a constitui. A quantidade de células fotoelétricas presentes no CCD é que definirá a resolução da imagem, medida em pixels por polegada (ppi - pixels per inch).

Cor Luz ou Cor Aditiva - Modo RGB

Neste sistema as cores são formadas pela interação dos raios luminosos e a cor preta é formada pela ausência de luz. A soma de todas as suas cores resulta na cor branca. As cores básicas que usamos no sistema aditivo são: Red (Vermelho), Green (Verde) e Blue (Azul), abreviados na sigla RGB. Um monitor, por exemplo, forma as cores em sua tela utilizando estes três canais de cor do sistema aditivo, em seus tubos de imagem. Uma câmera fotográfica digital tem, em suas fotocélulas, a capacidade de distinguir a intensidade de cada cor básica refletida pelo assunto fotografado. Cada fotocélula transforma esta informação em sequências numéricas (bits) através de pulsos elétricos. Em um CCD de 24 bits cada canal possui a capacidade de captar 256 (83) cores. Unindo-se a informação dos três canais (RGB) podemos então captar e representar até 16.777.216 de cores (2563), aproximados comumente para 16 milhões de cores.

Para entender o Modo RGB veja representação do disco de cores aditivas abaixo:


Cor Pigmento ou Cor Subtrativa - Modo CMYK 
O modo de cor CMYK (Cyan, Magenta, Yellow e Black), ou Sistema de Cores Subtrativas, é um modo de representação das cores através de pigmentos, como numa pintura, impressão off-set ou jato de tinta por exemplo. Suas cores primárias (Ciano, Magenta e Amarelo) somadas produzem a cor preta. As imagens digitais em CMYK possuem 32 Bits em quatro canais de cor. Convenciomou-se utilizar mais um canal da cor preta já que nas impressões se obtém um preto "lavado" (fôsco) quando se misturam os canais CMY. O canal do preto funciona para complementar o nível de contraste desta cor. Este canal foi abreviado pela letra K, ao invés de B de Black (Preto), para que não se confunda com o B de Blue (Azul) do Sistema RGB. 

Para entender o Modo CMYK veja representação do disco de cores subtrativas abaixo:




Portanto lembre-se sempre, imagens para serem vistas em telas luminosas (Monitores, LCD, Internet...) devem ser usadas no Modo RGB, enquanto imagens para serem impressas (Livros, Camisas, Cartazes, Banners, Fotografias...) devem ser usadas no Modo CMYK.

Nenhum comentário:

Postar um comentário